sábado, 3 de novembro de 2012

Truta com legumes

Não é que no outro dia estava com um desejo incrível de comer peixe!! E mais uma vez, não fazia a mínima de como iria confecciona-lo. Então comecei a pensar o que me apetecia. Como estava meio gripado, nada que uns legumes cheios de vitaminas não ajudassem. e assim foi.
Para este simples prato, é preciso:
- truta
-courgetts(a gosto)
-abóbora(a gosto)
- espinafres(a gosto)
-1 cebola
-3 dentes de alho
-3 tomate
-nós moscada
-azeite
-alecrim
-Pimento malagueta
-Paprika



É um preparado muito fácil de fazer. Bem, em primeiro lugar, cortei todos os legumes em cubos e dispus por camadas, comecei pela cebola, e um dente de alho cortado e esmagado, os pimentos malagueta, os espinafres e as courgetts e a abóbora. polvilhei bem com nós moscada e só um bocadinho de sal.
Peguei nas trutas, fiz uns cortes nos lombos, dos dois lados(para cozinhar uniformemente) e recheei com alecrim e alho. coloquei um bocado de sal por dentro e por fora, esfregando bem para entranhar bem. Dispus o peixe em cima dos legumes, coloquei de lado os tomates, reguei com azeite e polvilhei de paprika e levei ao forno a 180º por cerca uma hora e 15 minutos, tendo virando o peixe a meio da "assadura".
Só vos digo, ficou óptimo.
É uma boa forma de comer peixe, não sendo nada difícil de fazer e com um grande resultado final.

Espero que experimentem e comentem.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bifes de perú com massa de courget

Esta é uma combinação deliciosa. Não quero de maneira alguma ensinar ninguém a fritar uns bifes de perú, porque isso toda a gente sabe bem como o fazer. Vou é tentar dar uma forma diferente de o fazerem e com um acompanhamento que aprecio muito.
O que vamos usar nesta receita:
-2 dentes de alho
-Pimento malagueta
-Alecrim(boa dose)
-Azeite
-Sal
-Pimenta preta
-Tomate pomodori
-Courget
-Bifes de perú

Para fritar os bifes, experimentem colocar um bocado de azeite na frigideira e juntar no azeite umas folhas de alecrim, o pimento malagueta cortado em tiras e os dentes de alho laminados grosseiramente.
Aí é só fritar os bifes, temperando com um pouco de pimenta preta e sal.
A massa de Courget, é óptima e hiper fácil de fazer, a parte mais "difícil" é cortar a mesma em finas fatias. Mas com a ajuda de um descascador, até essa fase fica simples. É só ir descascando fio a fio até ás sementes. A altura de parar é quando se chega as sementes(essa parte, corte e congele que é óptimo para sopas).
Colocar uma panela de água a ferver e juntar um bocado de sal, quando começar a ferver, coloque lá a corguet durante 1 minuto(literalmente 1 minuto). Depois é só escorrer a água e como dica, junte a massa de courget ao azeite e aos restantes ingredientes que ficaram na frigideira após acabar os bifes, envolva bem e já tá.
Depois é só empratar, colocando também uns tomates pomodori cortados, fica óptimo.
É um belo jantar, leve e super rápido de fazer, óptimo para quem tem pouco tempo para cozinhar e chega tarde a casa.
Espero que experimentem e me digam de vossa justiça como ficou.

domingo, 7 de outubro de 2012

Salmão com ervas

Esta é mais uma receita que vi no 24kitchen e me deixou cheio de vontade de experimentar. É claro que acompanhei por algo leve e algo que tinha que lhe dar um toque meu.
Quanto á receita de salmão, é bastante simples, precisam de:
-1 lombo de salmão sem pele
-azeite
-limão
-sal
-pimenta
-vinho branco
-mix de ervas á escolha(usei salsa, cebolinho, funcho, rama de aipo e erva príncipe)

Para fazer esta receita tão simples basta, dispor o lombo do salmão num pirex para ir ao forno e regar com o azeite e limão(numa tigela ou copo normal, colocar cerca de 1/4 do copo com azeite e juntar sumo de meio limão e misturar bem), temperar com sal e pimenta e dispor as ervas por cima(após as ter picado e misturado).
Leva-se ao forno pré-aquecido a 200º (na posição turbo, com o símbolo da ventoinha ligado) durante 15 minutos. após os 15 minutos, retirar do forno e cobri com papel de alumínio por mais 15 minutos.
Fica óptimo e para acompanhar, nada como uns belos legumes salteados.
Para os legumes salteados, usei:
- 2 cenouras
- 2 peças de aipo
- 1 pimento malagueta
- ervilhas
- azeite
- vinagre tinto
Numa frigideira bem quente juntei um bocado de azeite e depois de estar bem quente, juntei a cenoura e o aipo cortada aos pedaços(o truque é cortar em pedaços com o mesmo tamanho, para levarem o mesmo tempo a ficar prontos).
Fui salteando e após 3 minutos, juntei o pimento malagueta cortado em tiras(sem sementes e a parte branca, para não ficar demasiado picante) e as ervilhas(directamente do congelador) e temperei com sal, pimenta branca e gengibre em pó.
Mais uns 5 minutos sempre em lume alto e sempre a saltear e estão prontos.
Por fim, removi para uma terrina, adicionei pimentos(que previamente "grelhei" nas bocas do fogão, retirei as sementes e pelei) e adicionei ainda um bocado de azeite com ervas que tinha feito e tinha de lado, umas boas 3 colheres de sopa e umas pingas de vinagre de vinho tinto.
Foi só deixar arrefecer um pouco e ficou óptimo.
Quero ver quem experimenta. ;)

Mexilhões

Mas que bela entrada esta. E mais uma que é super fácil de fazer. Bem, a parte mais difícil é mesmo limpa-los.
Para limpar os mexilhões, basta coloca-los numa terrina com água e pegar um a um e cortar aquela espécie de pelo que cada um tem. Após este processo, deixar de molho para que possam largar a areia que têm.
Convém passar pelo menos por duas águas(mais ou menos como o que fazemos com o bacalhau, que deixamos de molho por algum tempo e vamos mudando a água).
Como maioria dos mariscos cozidos, não é preciso muito. E para variar, tive que inventar um bocadinho, principalmente no que toca a nível de ervas, já que estava a usa-las para outra receita e não me consegui conter.
O que fiz com estes mexilhões foi:
-1kg de mexilhões
-ramo de coentros
-1 cebola
-3 dentes de alho
-1 pimento malagueta
- ervas (salsa, rama de aipo, funcho, cebolinho)
- vinho branco e limão

Quanto á receita em si, fiz um estrugido com um pouco de azeite e deixei a cebola e o alho fritar um bocadinho, em lume brando, para perderem maior parte da água e de alguma doçura que têm.
Após este processo básico, juntei os mexilhões, coloquei vinho até ficar mais ou menos a metade do tamanho do mexilhões, juntei um ramo de coentros( atado com um fio para retirar no fim, porque não gosto muito do sabor quando se trinca os coentros), o pimento malagueta cortado em tiras(removi as sementes e a parte branca para não ficar demasiado picante) e quando começou a ferver, deixei a panela tapada e em lume brando até os mexilhões abrirem.
Fui de vez em quando abrindo a panela e provei o molho para ver se estava bom de sal, visto que não adicionei nenhum, para caso fosse preciso, juntar mais um bocado.
Quando os mexilhões abrirem, é sinal que já estão cozinhados, juntei o mix das ervas e reguei com sumo de meio limão e deixei descansar por cerca de 15 minutos antes de servir, para absorver todos os cheiros e sabores frescos que adicionei no fim.
E pronto, simples, óptima e acompanhada com um belo vinho verde branco fresquinho, dá uma excelente entrada para um jantar com um grupo de amigos.
Experimentem.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

sobremesas com morango

Quem me conhece, sabe que sou um fã incondicional de morangos. já fiz estas receitas à algum tempo, mas hoje lembrei-me de partilha-las com vocês.
A da primeira foto:
- 4 saquetas de açúcar(daquelas do café)
- 1 copo de vinho do Porto
- 500g de Morangos

Colocar o copo de vinho e o açúcar numa panela e deixar ferver para perder o álcool e ficar docinho.
Deixar arrefecer e quando estiver frio, verter por cima dos morangos.
Antes de servir, colocar uma boa dose em taças(ou copos) metade do mesmo e o restante, triturar e despejar por cima.
Fica optimo.


Este da segunda foto, vi num site que lhe dava o nome de "tripla maravilha", também achei fácil de fazer e não demasiadamente calórico.
- 500g de morangos
- 200g de açúcar
- raspas de limão
- sumo de uma lima
- iogurte grego natural açucarado
- bolachas de chocolate a gosto

Numa panela, colocar os morangos, o açúcar por cima, as raspas de limão e o sumo de lima e deixar ferver lentamente até até ficar bem espesso e ir provando para se for preciso rectificar os temperos e depois de pronto, colocar no frigorífico até esfriar. Na receita original trituravam os morangos, mas eu gosto de os trincar.


Por fim e numa taça, colocar no fundo uma camada de bolachas de chocolate esmagadas, uma outra camada de iogurte grego e por fim, uma camada generosa do preparado de morango.
Como dica, posso dizer para deixarem os ingredientes no frigorífico para ficarem bem frescos até à sua junção, assim terão uma sobremesa bem fresquinha.

Vamos ver quem tenta e comenta.

Salmão fumado e ovo escalfado

Esta receita vi o grande Chef Jamie Oliver a confeccionar e tenho que confessar que fiquei cheio de vontade de experimentar. A diferença é que ele usou espargos em vez do feijão verde, mas como eu não sou muito fã de espargos e alem de serem hiper caros, tinha imenso feijão verde no frigorífico e decidi usar algum.
Bem, com esta receita, foi a minha primeira inclusão a fazer ovos escalfados e alem de ficar fã, vi que era fácil de fazer.

Para este prato:
-Molho de feijão verde
-Salmão Fumado
-Ovo (1 por pessoa)
-Ervas aromáticas
-Queijo fresco
-Sal
-Pimenta
-Azeite

Para os feijões verdes, lavei-os e cortei-os ao meio, em tiras e pus a cozer em água a ferver, temperada com sal, após estarem cozidos(é ver como na batatas, espetar um garfo só que neste caso, quando começarem a estar moles, é porque já estão prontos), quando cozerem, escorrer a água quente e deita-los em água muito fria(água com gelo por exemplo), de forma a parar a cozedura dos mesmos e mantêm a cor verde.
Para os ovos escalfados, usei a técnica que o Chef autor desta receita ensinou no programa que vi. Fácil, pegar numa chávena e colocar película aderente, fazendo uma cova onde vão deitar o ovo. besuntar com um bocado de azeite para não colar, juntas ervas a gosto(estragão, manjericão, tomilho, alecrim, o que quiserem, eu adoro deitar noz moscada nos ovos), abrir o ovo e deitar dento(segurando bem a película aderente de forma a não perder todo o seu conteúdo), deitar só um bocado de sal(como tem as ervas, substitui bem o sal) e por fim, fechar a película aderente juntando as pontas e dar um nó de forma a fechar todo o conteúdo.
depois deste preparado, colocam-se os saquinhos que fizemos com os ovos numa panela com água a ferver por aproximadamente 5 minutos(o tempo varia, é uma questão de irem espreitando e ver se já solidificou).
Por fim é empratar e juntar o queijo polvilhado com um bocado de pimenta e sal, para quem gostar.
Já agora, acompanhar com um belo rosé, sabe sempre melhor.

Espero que gostem.

lombinho de porco com massa folhada

Já tinha dado aqui umas ideias com massa folhada, e andava a pesquisar as fotos no pc e vi esta que ainda não tinha partilhado.
Esta é mais uma receita hiper simples e que dá para inúmeras variações.
Além de que nesta acompanhei com grelos e também se pode acompanhar com salada ou legumes salteados.

Mas para esta receita usei:
-Folha de massa folhada
-Lombinho de porco
-Bacon(ou toucinho fumado)
-Tomilho
-Patê(á escolha, usei fígado de pato com vinho do Porto)




O processo é simples, numa frigideira, fritar umas generosas fatias de bacon, de seguida e na mesma frigideira, selar a carne(o processo de fritar levemente de todos os lados, só para ficar com a cor de cozinhada por fora) e deixar arrefecer. É importante deixar arrefecer, pk se colocar os ingredientes quentes em cima da massa, não será facil trabalha-la.
Enquanto os ingredientes esfriam, ligue o forno a 200º e estenda a massa e barre com o patê.
Disponha as tiras de bacon, polvilhe com tomilho a gosto(não tenha medo na dose deste) e o rolo de carne e enrole fechando bem a massa.
Por fim, basta colocar no forno até ficar com bem dourado(como na foto).
Como repararam, não juntei sal, porque o bacon já é suficientemente salgado e o facto de juntar ervas, substitui o facto de ser necessário o sal.
Fica óptimo, vamos lá ver se experimentam e e comentam.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bifes de Frango com Folhado de Cogumelos

Esta foi a inspiração de Sabado à noite. Vi no programa "mercados da minha terra" o Chef a fazer estes folhados e pensei que tinha de arranjar forma de os experimentar também.
Depois de muito pensar o que me apetecia fazer e o que tinha em casa, saiu-me esta ideia.
Bem, mas vamos por partes porque estão aqui várias receitas conjugadas numa só, vou indicar uma de cada vez, com os ingredientes que juntei(já sabem que gosto sempre de inventar um bocado) e alguns "truques" que usei.
Ora vamos lá.

Para os Bifes de Frango:
2 bifes de peito de frango por pessoa
2 Alhos
Pimento malagueta
Tomilho
Bacon
Mostarda Dijon
Limão
Gengibre

Para confeccionar estes bifes, fritei um bocado numa frigideira anti-aderente (sem óleo e sem azeite) cada um dos lados, só mesmo um bocadinho para dar uma cor por fora e ficar cru por dentro(com o objectivo de ir ao forno e não ficar muito seco).
Depois da fritura, estende-se um dos bifes, unta-se com mostarda a gosto, polvilhasse com um bocado de tomilho, coloca-se o bacon(ou toucinho fumado), coloca-se umas tiras do pimento malagueta e umas fatias do alho e tapa-se com outro bife.
Coloca-se num pirex para ir ao forno e coloquei também umas raspas de limão e de gengibre por cima.
Depois, forno com ele, a 200º, até ficarem bem dourados.
Nestes bifes não uso sal, porque o bacon já é salgado que chegue e a adição do resto dos condimentos, nem vai sentir a falta do sal.

Para os folhados:
2 tipos de cogumelos frescos á escolha
azeite
tomilho
alho
limão
pimento malagueta
massa folhada (comprasse em qualquer super-mercado)
Sal qb

Para começar, lave e parte em quartos os cogumelos. Numa frigideira, juntar um bocado de azeite(não muito que os cogumelos largam muita água) e quando tiver bem quente, juntar os cogumelos( um truque, não encher a frigideira de cogumelos, se não, é mais difícil saltear e não ficam tão bons no final) e ir salteando.
Juntar o Tomilho por cima, só um bocadinho de sal(pouco porque já temos as ervas e aproveitasse para se cortar ao sal), e umas tiras de pimento malagueta(dependendo da potência da mesma) e continuar a saltear.
Juntar também o alho fatiado, só se junta agora o alho, porque como a frigideira está muito quente, o alho assim não queima e não deixa um mau sabor.
Por fim, pouco antes de desligar, juntar só um bocado de sumo de limão.
A este preparado, juntei uns tomates bem pequeninos que tinha aqui em casa, a meio da "cozedura" dos cogumelos e foram salteados junto com os cogumelos(ficam muito bons).
Para colocar na massa folhada, deve em primeiro lugar deixar-se arrefecer bem os cogumelos e estender a massa na bancada. Por norma a massa folhada vem num formato redondo, e nos precisamos de quadrados, por isso, toca a pegar na faca e cortar a massa para a deixar quadrada.
Após termos a massa quadrada, cortasse de forma a fazer 4 quadrados e juntar os cogumelos em cada um dos quadrados. o truque aqui é não encher muito porque depois será mais difícil fechar os quadrados.
Para fechar os quadrados, é pegar nas pontas, uni-las e dar uma volta ás pontas, de forma a não se desprenderem e deixar uma abertura(como dá para ver na foto) para o calor entrar nos cogumelos.
por fim, pincelar com um ovo batido e colocar no forno a 200º até ficarem dourados.
Uma dica, aproveitem a folha de papel vegetal quem vem com a massa, para forrar o fundo do tabuleiro que vai ao forno, que assim evitasse que os folhados colem ao tabuleiro.

Já agora, eu acompanhei com pimentos grelhados. Para quem não tem grelhador em casa, como eu, não precisam de ficar sem uns belos pimentos grelhados. É só ligar uma das bocas do fogão e colocar lá um pimento de cada vez e ir virando á medida que vão ficando torrados.
Por fim e para tirar a pele e a parte torrada, é só colocar o pimento num saco plástico(não colocar em água corrente, porque o pimento vai perder muito do seu sabor), bem embrulhado, para os abafar e deixar esfriar no saco. Quando esfriar, é muito fácil tirar a pele e as sementes.

Vamos lá ver quem experimenta esta. ;)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ameijoas

Desde já peço desculpa pela minha ausência, mas estive de férias e para onde fui, a ligação de internet era pavorosa, e aproveitei para descansar um bocadinho.
Mas agora estou de volta e vou começar a apresentar umas receitas que experimentei nas férias.
Esta é super fácil de fazer, não pesquisei nenhuma receita, segui apenas os meus instintos.

O que é necessário:
Azeite
Vinho branco
Ameijoas
Cebola
Alho
Salsa
Coentros
Limão

Basicamente o que se tem que fazer é, um estrugido com um pouco de azeite, bastante cebola e alho, deixar que amoleçam bem e juntar as ameijoas(comprei ameijoas vietnamitas congeladas, foi tirar directamente do congelador para a panela), deitar o vinho até ficar mais ou menos a metade do "monte" das ameijoas.
Deixar cozer até as ameijoas começarem a abrir, quando abrirem é porque estão no ponto(mas mesmo assim, provem uma a ver se aprovam). desligar o lume, picar um bom molho de salsa e só um bocadinho de coentros(para pessoas como eu que não são muito fãs de coentros, deitar só mesmo um bocado de forma a aromatizar só um bocado), regar com bastante limão e tapar a panela e dar umas "abanadelas" na panela de forma a misturar tudo.
E pronto, está pronto a comer e acompanhar com um bom vinho branco, bem fresco e com pão, porque o molho é uma das melhores partes.

Quero ver quem tenta. :)

domingo, 2 de setembro de 2012

Filetes de Peixe gato panados

No jantar de sexta decidi quebrar a tradição de carne acompanhada de vinho tinto e decidi fazer um peixe acompanhado por um bom e fresco vinho branco maduro da quinta de um amigo.
E decidi variar porquê? Porque a Catarina Silva deu-me uma excelente ideia para uns filetes que tinha congelados. 
Só tenho a dizer que, ainda bem que experimentei a receita, ficou óptimo. Só não segui bem, bem à risca a receita, dei um toque pessoal.
Mas isso já é normal em mim, nunca sigo nenhuma à risca, coloco sempre um elemento "extra". 
Então, aqui vai ela:

- Filetes de peixe gato (um por cada pessoa)
- Azeite
- Leite
- Sal qb
- Pimenta qb
- Gengibre fresco
- Pão Ralado
- Pimentos Vermelhos
- Alho Francês

Deixei desde manhã os filetes bem mergulhados em leite, temperados com sal e pimenta.
Lavei os legumes, cortei-os um bocado grossos (para que não cozinhassem muito rápido no forno) e preenchi o "tabuleiro" com os mesmos, onde por fim ralei uma boa dose de Gengibre fresco(desde que o experimentei fresco, quase que me apetece metê-lo em tudo, dá um óptimo toque ao peixe).
Coloquei num prato o pão ralado (em abundância) e panei os filetes(como eles estão bem banhados com o leite, fica fácil paná-los, é só pressionar um bocadinho e o pão ralado fica lá todo colado).
Em seguida, coloquei os filetes em cima dos legumes e reguei com um bocado de azeite(a ideia da Catarina incluía além do azeite, óleo de girassol, mas eu não sou muito fã de cozinhar com óleo) e coloquei no forno, pré-aquecido a 200º e deixei até ficarem assim para o tostados e os legumes bem moles. Não cronometrei o tempo, mas no meu forno durou quase que uma hora, mas pelo aspecto, dá para ver quando estão prontos. Se virem que os legumes começam a ficar muito secos, acrescentem um pouco da marinada(o leite onde estiveram os filetes).

Espero que gostem de mais uma ideia, esta não minha mas da Catarina, através de um comentário a um outro post aqui no Blog.
Esta partilha de ideias e experiência na cozinha é uma das coisas que eu desejava na criação deste blog e espero que mais gente comente e dê ideias e que, acima de tudo, tentem "reproduzir" as ideias que vou publicando.

Bom apetite.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bacalhau á brás

Aqui está o "almocinho" de hoje.. facil facil. :D

Para o fazer é preciso:

-Bacalhau desfiado
-Cebola (média grande)
-Alho (um dente por pessoa)
-Azeite qb
-Batata frita palha
-Ovos( um por cada pessoa)
-Salsa
-Azeitonas(quantidade e tipo que mais lhe agradar)

A forma mais básica de o fazer é, pegar numa panela já quente, juntar um pouco de azeite, a cebola e o alho picados e deixar "suar" em lume brando, para ir perdendo um bocado da água. De seguida, juntar o bacalhau(depois de estar demolhado e desfiado) e deixar cozinhar em lume brando até ficar com uma cor amarelada e perder a maioria da sua água. 
Enquanto o bacalhau cozinha, bata os ovos e pique a Salsa numa tábua.
Quando o bacalhau já "estiver", adicione o pacote de batatas e misture e tape e deixe por mais ou menos 2 minutos para juntar um bocado os sabores. Após passarem os 2 minutos, vá juntando os ovos e mexendo para envolver os ovos com o bacalhau e as batatas.
Depois de bem envolvido, desligue o lume, junte a salsa e tape e deixe ficar por mais 5 minutos. Antes de servir, adicione as azeitonas.

Facil, não é?? 

(Eu como gosto de "inventar", junto com o estrugido juntei umas folhas de alecrim e depois, juntei um bocado de vinagre quando o bacalhau estava a cozinhar. mas isto é opcional, só o fiz porque gosto muito destes dois ingredientes.)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Filetes de Peixe Gato com Massa Folhada

Fiz este para jantar!!
mas que bom estava.

Então, para prepara-lo é preciso:

2 Filetes de peixe Gato
Sumo de Limão
Gengibre Fresco
Massa Folhada
Presunto
Malagueta vermelha fresca

Este prato é hiper fácil, aconselho a que experimentem fazê-lo, vão ver que ficam fãs!
Este prato não retirei de alguma receita de algum chef, esta nasceu de um prato de Carne com massa folhada que comi num restaurante aqui na minha bela cidade.
Depois de experimentar como se fazia esse tal prato, nasceram daí imensas variedades, quer de carne quer de peixe. Basicamente pode-se por de tudo um pouco na massa folhada, que fica sempre óptima.



Mas para esta receita, têm aqui uma amostra dos ingredientes que usei.
O peixe gato descongelei e deixei marinar por praí 1 ou 2 horas só com sumo de uma limã (ou uma limão, o q tenham em casa).
Depois é só estender a massa, colocar um filete e por cima, juntar o presunto, a malagueta e o gengibre (a seu belo prazer) e depois colocar o outro filete por cima e enrolar bem a massa, de forma a que durante a cozedura no forno, perca o mínimo de sucos possíveis.
Coloque no forno a 200º, e aqui não é preciso cronometrar a cozedura, quando a massa tiver dourada e lhe parecer tostada (como na primeira             foto), é porque o prato já está pronto e é só servir.
Acompanhe com uns vegetais ou com uma salada.
Desta vez decidi cozer uns feijões verdes e usar um molho de tomate (que tinha sobrado do almoço) para molhar um bocadinho.

Super fácil, muito bom e impressiona sempre. :D

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jantar Vegetariano parte 2 - Sopa de Tomate

Esta Sopa de Tomate fica divinal, e se gostar tanto de tomate como eu, tem que sem duvida experimentar.

Mais uma Receita que não é minha mas sim do Chef Viriato Pã, que a vi fazer no seu programa, o "prato do dia", que passa no Canal 24Kitchen.

Quando vi o chef a preparar, de forma tão simples e requintada, pensei para mim, tenho q experimentar e já.

Ora bem, o que é preciso para esta receita:

- Tomate (chucha ou cereja, o q tenham á mão) a gosto
- Manjericão
- Cebola
- Sal
- Azeite
          - Alho

Num tabuleiro de ir ao forno, disponha os tomates chucha, regados com um fio de azeite e junte um alho descascado e ligeiramente esmagado, leve ao forno, pré-aquecido a 200º, por mais ou menos 15min, dependendo do forno, dá para ver se já estão no ponto, quando vir que largaram muito dos seus sucos e estiver a ficar para o enrugados.
Enquanto os tomates estão no forno, coloque cebola cortada ás tiras numa panela com um fio de azeite e em lume brando, deixe a cebola ir suando por 15min( se vir que começa a querer torrar a cebola, desligue o lume e mantenha a panela fechada).
Quando os tomates estão prontos, junte com a cebola, tudo o que está no tabuleiro(sucos, peles, sementes), junte umas folhas de mangericão a gosto, junte um bocado de água a olho e tempere com um pouco de sal e açucar(para cortar a acidez aos tomates).
Leve ao lume e deixe ferver por 15min, e em seguida triture tudo e sirva esta bela sopinha de tomate.

Como diz o Chef Viriato Pã: "Arrisque e Cozinhe".

Bom apetite

jantar vegetariano parte 1 - massa filo com espinafres

O resultado final
Ontem fiz um jantar todo "vegan".
Tava muito bom, sem duvida q vou ter q repetir. :)
nenhuma das receitas q fiz são minhas e por incrível que pareça, segui-as á risca, coisa q nao é nada normal em mim.

esta aqui é a da massa filo, receita que vi a ser confeccionada no domingo pelo Chef Henrique Sá Pessoa, no seu programa de TV, que passa na RTP2, chamado ingrediente secreto.
já agora, fica aqui o site: www.ingredientesecreto.tv

quanto aos espinafres, o que levou foi:

- 2 Chalotas
- Abóbora aos cubos pequenos (a gosto)
- Molho de espinafres
- Requeijão
- 4 folhas de massa filo
- Azeite qb
- Manteiga qb
- Sal
- Pimenta Preta
- Nós moscada


Modo de preparação do recheio: 

          Numa panela, colocar as chalotas só para libertar um bocado de sabor,      de seguida, juntar a abóbora e temperar com o sal e pimenta , quando a abóbora estiver cozida, ou seja, passe o garfo por cima da abóbora e se esta esfarelar com facilidade, é porque chegou a hora de colocar os espinafres.
Após colocar os espinafres, tempere com mais um pouco de sal e pimenta e com um fio de azeite e deixe cozinhar até reduzir bem o tamanho do espinafre.
          Após este preparado estar cozido, passe-o para um escorredor(como na foto ao lado) de forma a espremer todo o liquido em excesso que os espinafres vão continuar a largar. Quando tiver perdido quase toda a água, junte o requeijão e misture tudo muito bem e reserve o preparado para esfriar um bocado.

Modo de "montagem" do prato:

Coloque um bom bocado de manteiga a derreter, até pode usar a panela onde cozeu os espinafres, de forma a não sujar mais loiça, que se forem como eu, para fazer um prato, sujam um monte de loiça.
Estenda uma folha de massa filo na banca e pincele bem com manteiga derretida, especialmente nos cantos da massa (para agarrar bem).
Em seguida, estenda outra folha de massa filo por cima e pressione bem com as mãos, para ficar bem colada.
Após isto, coloque parte do recheio a cerca de 4cm da extremidade superior da massa, extremidade esta que servirá para cobrir o recheio. depois de puxada essa extremidade para cima do recheio, dobre as laterais, de forma a selar o recheio, pincele com manteiga as laterais da massa e dê as voltas necessárias de forma a formar um rolo com o recheio e a massa.
Posto isto e preparado o rolo de massa, vamos aos ultimos preparativos antes de levar ao forno.
Pincele um tabuleiro com a manteiga que derreteu e coloque os rolos em cima, pincele mais um bocado os rolos e com uma faca, faça-lhes uns cortes pequenos, te forma a que o recheio "respire" e coloque um bocado mais de sal.
Por fim, é só colocar num Forno pré aquecido a 180º. Quanto ao tempo, bem, no forno do Chef Henrique Sá Pessoa, foram 10min, no meu, demorou praí uns 30min, por isso, deixem ficar até ter os aspecto de tostatinho e estaladiço.

E "Voílá", mais um prato bom. :D

terça-feira, 21 de agosto de 2012

coxas de frango com tomate e alecrim

que bom almocinho fiz hj.
e muito simples.
para acompanhar, um arrozinho basmati, que nunca me deixa ficar mal e é muito bom.


ingredientes:
1 Perna de frango
2 Coxas de frango
Tomates pequenos a gosto
3 ramos de alecrim (ou QB)
sal QB
azeite
Laranja
Manteiga de alho e ervas










numa panela, com um fio de azeite, fritar um pouco de todos os lados o frango,
depois da pele ficar para o tostada, colocar numa assadeira(com a pele virada pra baixo), onde já estão os tomates cortados em "meia lua".
acrescentar umas folhas de alecrim, sumo de meia laranja, polvilhar paprica em cima dos tomates e colocar umas rodelas de manteiga com alho e ervas( a q usei foi preparada por mim) e colocar no forno a 200º durante prai 1hora.
a meio, qdo tiver a ficar tostado o frango, virar e deixar ficar ate a pele ficar bem crocante.

e "voílá". :)

fácil e muito boa. :D

Porquê um blog?

Bem sei que é já "corriqueiro" e quem sabe até ultrapassado, o criar um blog, mas digamos que, aliando o meu recente entusiasmo pela cozinha ao facto de querer partilhar algumas das coisitas que vou fazendo lá em casa, decidi aventurar-me nos "blogs".
Além de que me fartei de publicar fotos de comida no Facebook, deixando o mesmo para outro tipo de publicações, dedicando este blog a um universo mais "alimentício" e tentar fazer passar com que os meus amigos que ficam com água na boca ao ver as fotos, venham aqui a este blog ver não só a foto, mas também como fiz.
O objectivo do blog, além de mostrar o que faço(ou os meus amigos), também passa por guardar as receitas que vou fazendo num formato não "old school" (tipo livrinho de receitas), mas sim num formato mais actual.

Aviso desde já que as coisas que vou confeccionando, não são só e apenas ideias minhas, até porque não tenho instrução e conhecimento para imaginar e idealizar receitas, nunca tirei um curso de culinária, apenas sou um entusiasta, que gosta de comer bem, coisas diferentes, pegar em ideias e dar-lhes um toque pessoal e acima de tudo, ver a reacção das outras pessoas quando comem o que eu preparo.
Peço desde já desculpa a quem vir neste blog uma receita da sua autoria e ficar ofendido pelo meu uso da mesma. Acho que assim não irá ser, visto que cada vez mais se deixa de ter aquilo que víamos antigamente: os segredos, as receitas secretas, os truques, etc.

Vamos lá ver como me safo nestas andanças. :D

Espero que vão desfrutando do que vou publicando.

Abreijos