Esta foi a inspiração de Sabado à noite. Vi no programa "mercados da minha terra" o Chef a fazer estes folhados e pensei que tinha de arranjar forma de os experimentar também.
Depois de muito pensar o que me apetecia fazer e o que tinha em casa, saiu-me esta ideia.
Bem, mas vamos por partes porque estão aqui várias receitas conjugadas numa só, vou indicar uma de cada vez, com os ingredientes que juntei(já sabem que gosto sempre de inventar um bocado) e alguns "truques" que usei.
Ora vamos lá.
Para os Bifes de Frango:
2 bifes de peito de frango por pessoa
2 Alhos
Pimento malagueta
Tomilho
Bacon
Mostarda Dijon
Limão
Gengibre
Para confeccionar estes bifes, fritei um bocado numa frigideira anti-aderente (sem óleo e sem azeite) cada um dos lados, só mesmo um bocadinho para dar uma cor por fora e ficar cru por dentro(com o objectivo de ir ao forno e não ficar muito seco).
Depois da fritura, estende-se um dos bifes, unta-se com mostarda a gosto, polvilhasse com um bocado de tomilho, coloca-se o bacon(ou toucinho fumado), coloca-se umas tiras do pimento malagueta e umas fatias do alho e tapa-se com outro bife.
Coloca-se num pirex para ir ao forno e coloquei também umas raspas de limão e de gengibre por cima.
Depois, forno com ele, a 200º, até ficarem bem dourados.
Nestes bifes não uso sal, porque o bacon já é salgado que chegue e a adição do resto dos condimentos, nem vai sentir a falta do sal.
Para os folhados:
2 tipos de cogumelos frescos á escolha
azeite
tomilho
alho
limão
pimento malagueta
massa folhada (comprasse em qualquer super-mercado)
Sal qb
Para começar, lave e parte em quartos os cogumelos. Numa frigideira, juntar um bocado de azeite(não muito que os cogumelos largam muita água) e quando tiver bem quente, juntar os cogumelos( um truque, não encher a frigideira de cogumelos, se não, é mais difícil saltear e não ficam tão bons no final) e ir salteando.
Juntar o Tomilho por cima, só um bocadinho de sal(pouco porque já temos as ervas e aproveitasse para se cortar ao sal), e umas tiras de pimento malagueta(dependendo da potência da mesma) e continuar a saltear.
Juntar também o alho fatiado, só se junta agora o alho, porque como a frigideira está muito quente, o alho assim não queima e não deixa um mau sabor.
Por fim, pouco antes de desligar, juntar só um bocado de sumo de limão.
A este preparado, juntei uns tomates bem pequeninos que tinha aqui em casa, a meio da "cozedura" dos cogumelos e foram salteados junto com os cogumelos(ficam muito bons).
Para colocar na massa folhada, deve em primeiro lugar deixar-se arrefecer bem os cogumelos e estender a massa na bancada. Por norma a massa folhada vem num formato redondo, e nos precisamos de quadrados, por isso, toca a pegar na faca e cortar a massa para a deixar quadrada.
Após termos a massa quadrada, cortasse de forma a fazer 4 quadrados e juntar os cogumelos em cada um dos quadrados. o truque aqui é não encher muito porque depois será mais difícil fechar os quadrados.
Para fechar os quadrados, é pegar nas pontas, uni-las e dar uma volta ás pontas, de forma a não se desprenderem e deixar uma abertura(como dá para ver na foto) para o calor entrar nos cogumelos.
por fim, pincelar com um ovo batido e colocar no forno a 200º até ficarem dourados.
Uma dica, aproveitem a folha de papel vegetal quem vem com a massa, para forrar o fundo do tabuleiro que vai ao forno, que assim evitasse que os folhados colem ao tabuleiro.
Já agora, eu acompanhei com pimentos grelhados. Para quem não tem grelhador em casa, como eu, não precisam de ficar sem uns belos pimentos grelhados. É só ligar uma das bocas do fogão e colocar lá um pimento de cada vez e ir virando á medida que vão ficando torrados.
Por fim e para tirar a pele e a parte torrada, é só colocar o pimento num saco plástico(não colocar em água corrente, porque o pimento vai perder muito do seu sabor), bem embrulhado, para os abafar e deixar esfriar no saco. Quando esfriar, é muito fácil tirar a pele e as sementes.
Vamos lá ver quem experimenta esta. ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário