Para limpar os mexilhões, basta coloca-los numa terrina com água e pegar um a um e cortar aquela espécie de pelo que cada um tem. Após este processo, deixar de molho para que possam largar a areia que têm.
Convém passar pelo menos por duas águas(mais ou menos como o que fazemos com o bacalhau, que deixamos de molho por algum tempo e vamos mudando a água).
Como maioria dos mariscos cozidos, não é preciso muito. E para variar, tive que inventar um bocadinho, principalmente no que toca a nível de ervas, já que estava a usa-las para outra receita e não me consegui conter.
O que fiz com estes mexilhões foi:
-1kg de mexilhões
-ramo de coentros
-1 cebola
-3 dentes de alho
-1 pimento malagueta
- ervas (salsa, rama de aipo, funcho, cebolinho)
- vinho branco e limão
Quanto á receita em si, fiz um estrugido com um pouco de azeite e deixei a cebola e o alho fritar um bocadinho, em lume brando, para perderem maior parte da água e de alguma doçura que têm.
Após este processo básico, juntei os mexilhões, coloquei vinho até ficar mais ou menos a metade do tamanho do mexilhões, juntei um ramo de coentros( atado com um fio para retirar no fim, porque não gosto muito do sabor quando se trinca os coentros), o pimento malagueta cortado em tiras(removi as sementes e a parte branca para não ficar demasiado picante) e quando começou a ferver, deixei a panela tapada e em lume brando até os mexilhões abrirem.
Fui de vez em quando abrindo a panela e provei o molho para ver se estava bom de sal, visto que não adicionei nenhum, para caso fosse preciso, juntar mais um bocado.
Quando os mexilhões abrirem, é sinal que já estão cozinhados, juntei o mix das ervas e reguei com sumo de meio limão e deixei descansar por cerca de 15 minutos antes de servir, para absorver todos os cheiros e sabores frescos que adicionei no fim.
E pronto, simples, óptima e acompanhada com um belo vinho verde branco fresquinho, dá uma excelente entrada para um jantar com um grupo de amigos.
Experimentem.
Sem comentários:
Enviar um comentário