terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bacalhau á brás

Aqui está o "almocinho" de hoje.. facil facil. :D

Para o fazer é preciso:

-Bacalhau desfiado
-Cebola (média grande)
-Alho (um dente por pessoa)
-Azeite qb
-Batata frita palha
-Ovos( um por cada pessoa)
-Salsa
-Azeitonas(quantidade e tipo que mais lhe agradar)

A forma mais básica de o fazer é, pegar numa panela já quente, juntar um pouco de azeite, a cebola e o alho picados e deixar "suar" em lume brando, para ir perdendo um bocado da água. De seguida, juntar o bacalhau(depois de estar demolhado e desfiado) e deixar cozinhar em lume brando até ficar com uma cor amarelada e perder a maioria da sua água. 
Enquanto o bacalhau cozinha, bata os ovos e pique a Salsa numa tábua.
Quando o bacalhau já "estiver", adicione o pacote de batatas e misture e tape e deixe por mais ou menos 2 minutos para juntar um bocado os sabores. Após passarem os 2 minutos, vá juntando os ovos e mexendo para envolver os ovos com o bacalhau e as batatas.
Depois de bem envolvido, desligue o lume, junte a salsa e tape e deixe ficar por mais 5 minutos. Antes de servir, adicione as azeitonas.

Facil, não é?? 

(Eu como gosto de "inventar", junto com o estrugido juntei umas folhas de alecrim e depois, juntei um bocado de vinagre quando o bacalhau estava a cozinhar. mas isto é opcional, só o fiz porque gosto muito destes dois ingredientes.)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Filetes de Peixe Gato com Massa Folhada

Fiz este para jantar!!
mas que bom estava.

Então, para prepara-lo é preciso:

2 Filetes de peixe Gato
Sumo de Limão
Gengibre Fresco
Massa Folhada
Presunto
Malagueta vermelha fresca

Este prato é hiper fácil, aconselho a que experimentem fazê-lo, vão ver que ficam fãs!
Este prato não retirei de alguma receita de algum chef, esta nasceu de um prato de Carne com massa folhada que comi num restaurante aqui na minha bela cidade.
Depois de experimentar como se fazia esse tal prato, nasceram daí imensas variedades, quer de carne quer de peixe. Basicamente pode-se por de tudo um pouco na massa folhada, que fica sempre óptima.



Mas para esta receita, têm aqui uma amostra dos ingredientes que usei.
O peixe gato descongelei e deixei marinar por praí 1 ou 2 horas só com sumo de uma limã (ou uma limão, o q tenham em casa).
Depois é só estender a massa, colocar um filete e por cima, juntar o presunto, a malagueta e o gengibre (a seu belo prazer) e depois colocar o outro filete por cima e enrolar bem a massa, de forma a que durante a cozedura no forno, perca o mínimo de sucos possíveis.
Coloque no forno a 200º, e aqui não é preciso cronometrar a cozedura, quando a massa tiver dourada e lhe parecer tostada (como na primeira             foto), é porque o prato já está pronto e é só servir.
Acompanhe com uns vegetais ou com uma salada.
Desta vez decidi cozer uns feijões verdes e usar um molho de tomate (que tinha sobrado do almoço) para molhar um bocadinho.

Super fácil, muito bom e impressiona sempre. :D

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jantar Vegetariano parte 2 - Sopa de Tomate

Esta Sopa de Tomate fica divinal, e se gostar tanto de tomate como eu, tem que sem duvida experimentar.

Mais uma Receita que não é minha mas sim do Chef Viriato Pã, que a vi fazer no seu programa, o "prato do dia", que passa no Canal 24Kitchen.

Quando vi o chef a preparar, de forma tão simples e requintada, pensei para mim, tenho q experimentar e já.

Ora bem, o que é preciso para esta receita:

- Tomate (chucha ou cereja, o q tenham á mão) a gosto
- Manjericão
- Cebola
- Sal
- Azeite
          - Alho

Num tabuleiro de ir ao forno, disponha os tomates chucha, regados com um fio de azeite e junte um alho descascado e ligeiramente esmagado, leve ao forno, pré-aquecido a 200º, por mais ou menos 15min, dependendo do forno, dá para ver se já estão no ponto, quando vir que largaram muito dos seus sucos e estiver a ficar para o enrugados.
Enquanto os tomates estão no forno, coloque cebola cortada ás tiras numa panela com um fio de azeite e em lume brando, deixe a cebola ir suando por 15min( se vir que começa a querer torrar a cebola, desligue o lume e mantenha a panela fechada).
Quando os tomates estão prontos, junte com a cebola, tudo o que está no tabuleiro(sucos, peles, sementes), junte umas folhas de mangericão a gosto, junte um bocado de água a olho e tempere com um pouco de sal e açucar(para cortar a acidez aos tomates).
Leve ao lume e deixe ferver por 15min, e em seguida triture tudo e sirva esta bela sopinha de tomate.

Como diz o Chef Viriato Pã: "Arrisque e Cozinhe".

Bom apetite

jantar vegetariano parte 1 - massa filo com espinafres

O resultado final
Ontem fiz um jantar todo "vegan".
Tava muito bom, sem duvida q vou ter q repetir. :)
nenhuma das receitas q fiz são minhas e por incrível que pareça, segui-as á risca, coisa q nao é nada normal em mim.

esta aqui é a da massa filo, receita que vi a ser confeccionada no domingo pelo Chef Henrique Sá Pessoa, no seu programa de TV, que passa na RTP2, chamado ingrediente secreto.
já agora, fica aqui o site: www.ingredientesecreto.tv

quanto aos espinafres, o que levou foi:

- 2 Chalotas
- Abóbora aos cubos pequenos (a gosto)
- Molho de espinafres
- Requeijão
- 4 folhas de massa filo
- Azeite qb
- Manteiga qb
- Sal
- Pimenta Preta
- Nós moscada


Modo de preparação do recheio: 

          Numa panela, colocar as chalotas só para libertar um bocado de sabor,      de seguida, juntar a abóbora e temperar com o sal e pimenta , quando a abóbora estiver cozida, ou seja, passe o garfo por cima da abóbora e se esta esfarelar com facilidade, é porque chegou a hora de colocar os espinafres.
Após colocar os espinafres, tempere com mais um pouco de sal e pimenta e com um fio de azeite e deixe cozinhar até reduzir bem o tamanho do espinafre.
          Após este preparado estar cozido, passe-o para um escorredor(como na foto ao lado) de forma a espremer todo o liquido em excesso que os espinafres vão continuar a largar. Quando tiver perdido quase toda a água, junte o requeijão e misture tudo muito bem e reserve o preparado para esfriar um bocado.

Modo de "montagem" do prato:

Coloque um bom bocado de manteiga a derreter, até pode usar a panela onde cozeu os espinafres, de forma a não sujar mais loiça, que se forem como eu, para fazer um prato, sujam um monte de loiça.
Estenda uma folha de massa filo na banca e pincele bem com manteiga derretida, especialmente nos cantos da massa (para agarrar bem).
Em seguida, estenda outra folha de massa filo por cima e pressione bem com as mãos, para ficar bem colada.
Após isto, coloque parte do recheio a cerca de 4cm da extremidade superior da massa, extremidade esta que servirá para cobrir o recheio. depois de puxada essa extremidade para cima do recheio, dobre as laterais, de forma a selar o recheio, pincele com manteiga as laterais da massa e dê as voltas necessárias de forma a formar um rolo com o recheio e a massa.
Posto isto e preparado o rolo de massa, vamos aos ultimos preparativos antes de levar ao forno.
Pincele um tabuleiro com a manteiga que derreteu e coloque os rolos em cima, pincele mais um bocado os rolos e com uma faca, faça-lhes uns cortes pequenos, te forma a que o recheio "respire" e coloque um bocado mais de sal.
Por fim, é só colocar num Forno pré aquecido a 180º. Quanto ao tempo, bem, no forno do Chef Henrique Sá Pessoa, foram 10min, no meu, demorou praí uns 30min, por isso, deixem ficar até ter os aspecto de tostatinho e estaladiço.

E "Voílá", mais um prato bom. :D

terça-feira, 21 de agosto de 2012

coxas de frango com tomate e alecrim

que bom almocinho fiz hj.
e muito simples.
para acompanhar, um arrozinho basmati, que nunca me deixa ficar mal e é muito bom.


ingredientes:
1 Perna de frango
2 Coxas de frango
Tomates pequenos a gosto
3 ramos de alecrim (ou QB)
sal QB
azeite
Laranja
Manteiga de alho e ervas










numa panela, com um fio de azeite, fritar um pouco de todos os lados o frango,
depois da pele ficar para o tostada, colocar numa assadeira(com a pele virada pra baixo), onde já estão os tomates cortados em "meia lua".
acrescentar umas folhas de alecrim, sumo de meia laranja, polvilhar paprica em cima dos tomates e colocar umas rodelas de manteiga com alho e ervas( a q usei foi preparada por mim) e colocar no forno a 200º durante prai 1hora.
a meio, qdo tiver a ficar tostado o frango, virar e deixar ficar ate a pele ficar bem crocante.

e "voílá". :)

fácil e muito boa. :D

Porquê um blog?

Bem sei que é já "corriqueiro" e quem sabe até ultrapassado, o criar um blog, mas digamos que, aliando o meu recente entusiasmo pela cozinha ao facto de querer partilhar algumas das coisitas que vou fazendo lá em casa, decidi aventurar-me nos "blogs".
Além de que me fartei de publicar fotos de comida no Facebook, deixando o mesmo para outro tipo de publicações, dedicando este blog a um universo mais "alimentício" e tentar fazer passar com que os meus amigos que ficam com água na boca ao ver as fotos, venham aqui a este blog ver não só a foto, mas também como fiz.
O objectivo do blog, além de mostrar o que faço(ou os meus amigos), também passa por guardar as receitas que vou fazendo num formato não "old school" (tipo livrinho de receitas), mas sim num formato mais actual.

Aviso desde já que as coisas que vou confeccionando, não são só e apenas ideias minhas, até porque não tenho instrução e conhecimento para imaginar e idealizar receitas, nunca tirei um curso de culinária, apenas sou um entusiasta, que gosta de comer bem, coisas diferentes, pegar em ideias e dar-lhes um toque pessoal e acima de tudo, ver a reacção das outras pessoas quando comem o que eu preparo.
Peço desde já desculpa a quem vir neste blog uma receita da sua autoria e ficar ofendido pelo meu uso da mesma. Acho que assim não irá ser, visto que cada vez mais se deixa de ter aquilo que víamos antigamente: os segredos, as receitas secretas, os truques, etc.

Vamos lá ver como me safo nestas andanças. :D

Espero que vão desfrutando do que vou publicando.

Abreijos